quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tecnologia Stealth nos Aviões

A tecnologia Stealth começou a ser implantada pela Alemanha no inicio da Segunda Guerra Mundial, ela é formada por diversas tecnologias e tem como princípio tentar tornar a aeronave menos visível aos olhos do inimigo, sendo mais difícil detectá-las, não apenas por radares, mas também com base em características termais ou acústicos.      
O objetivo da tecnologia stealth é fazer um avião invisível ao radar. Há duas maneiras diferentes de criar invisibilidade:
    * o avião pode ser configurado de modo que os sinais de radar sejam refletidos para longe do equipamento de radar;
    * o avião pode ser revestido de materiais que absorvem sinais de radar.
A maior parte das aeronaves convencionais tem formato arredondado. Esse formato as torna aerodinâmicas, mas também cria um refletor de radar muito eficiente. A forma arredondada significa que não importa onde o sinal de radar atinge o avião, uma parte do sinal acaba refletida de volta: Uma aeronave stealth, por outro lado, é composta inteiramente de superfícies planas e bordas muito agudas. Quando um sinal de radar atinge um avião stealth, o sinal reflete para longe em ângulo, desta maneira:





Embora os detalhes e truques das tecnologias sejam mantidos em segredo, afinal, fazem parte de vantagem militar, é possível ter uma ideia geral de como funcionam os aviões stealth.




        Para Saber Mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário