quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tecnologias anti-sono que evitam acidentes na estrada


O número de acidentes causados pelo sono ao volante tem aumentado assustadoramente. Seja para chegar no tempo previsto ou mesmo para não atrasar uma entrega é que motoristas têm recorrido a remédios e estimulantes para se manterem acordados. O resultado da imprudência, nós acompanhamos diariamente pelos veículos de comunicação.

Aproveitando esta oportunidade, uma empresa dinamarquesa desenvolveu um sistema para monitorar as respostas do condutor, a velocidade do carro e sua trajetória a fim de mantê-lo concentrado.

O dispositivo, batizado de Anti Sleep Pilot, se encarrega de manter o responsável pela condução do carro acordado e funciona da seguinte maneira: o motorista deverá tocar no aparelho todas as vezes em que o alarme disparar. Caso o equipamento “entenda” que já não existem mais condições de seguir viagem, será acionado um alarme avisando ao motorista que já é hora de parar.

Um mecanismo semelhante, conhecido por Attention Assist, já é utilizado em alguns modelos da Mercedes-Benz. A vantagem, neste caso, é que o instrumento monitora 70 parâmetros seguidos pelo condutor, desde a forma como se freia até o ângulo de giro do volante. Além disso, a ferramenta utilizada pela marca alemã é capaz de corrigir a trajetória do veículo ou frear em caso de extrema urgência.

O Anti Sleep Pilot, por outro lado, é portátil e pode ser instalado em qualquer veículo.









Para Saber Mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário